background-image
voltar

1 Dezembro 2014

European Innovation Partnership on Smart Cities and Communities

by 25

Esta parceria europeia reúne um conjunto de atores da área das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica, da gestão de energia, da mobilidade, da construção sustentável que em conjunto procuram desenvolver soluções inovadoras na área do ambiente e sustentabilidade, dos desafios societais e das alterações climática, demográfica e na saúde para as cidades Europeias.

Esta parceria pretende identificar e potenciar soluções escaláveis e transferíveis que contribuam decisivamente para os objetivos da estratégia Europa 2020 nomeadamente no que toca à redução do consumo de energia, das emissões de gases com efeito de estufa, à melhoria da qualidade do ar e à redução dos congestionamentos de trânsito.

No âmbito desta parceria serão identificadas soluções para ultrapassar constrangimentos existentes e mecanismos de cofinanciamento de ações-piloto, nomeadamente através da criação de laços permanentes entre a indústria e as cidades que permitam o desenvolvimento de sistemas urbanos e de infraestruturas para o futuro.

No âmbito desta parceria serão, ainda, desenvolvidas recomendações de políticas e guias práticos de avaliação de projetos, como é o caso dos projetos-farol no âmbito do Horizonte 2020.

A plataforma criada entre cidades, empresas, universidades e centros de investigação, instituições de transferência de conhecimento, ONGs e outras associações cívicas materializa-se numa rede colaborativa e de partilha de conhecimento tendo como principais objetivos:

  • Fornecer recomendações para o plano Estratégico de implementação da parceria;
  • Fornecer informação e recomendações aos diferentes atores que queiram desenvolver atividades e projetos nos domínios de atuação da parceria;
  • Criar consórcios que permitam implementar e dar maior escala aos projetos dos diferentes atores.

O financiamento dos projetos-farol derivará das recomendações de política que constam no plano estratégico de implementação da parceria e poderá ter origem em várias fontes, nomeadamente o Horizonte 2020 e os fundos estruturais. Estes projetos devem ser desenvolvidos de forma a aumentar a notoriedade e visibilidade da Plataforma e devem dar primazia ao impacto e capacidade de replicação.

A participação nesta parceria depende da assunção de compromissos com os seus objetivos e do estabelecimento de metas concretas.

O Município de Águeda está a preparar a participação num projeto-farol (desde o final de 2013) tendo reunido como parceiros, entre outros, o Pólo de Competitividade TICE.pt, a Plataforma centroHabitat (Cluster do Habitat Sustentável), a Universidade de Aveiro e um conjunto de PMEs da região. O seu compromisso com uma estratégia de Cidade Inteligente (bem como a aliança com estes atores) foi reconhecido no passado dia 9 de Outubro no arranque dos trabalhos dos grupos sectorais (em particular o Foco no Cidadão) da parceria e permitirá o desenvolvimento, o acompanhamento e a identificação (e candidatura) a todas as fontes de financiamento disponíveis, nomeadamente o Horizonte 2020.

voltar