background-image
voltar

24 Novembro 2014

Expo Smart City Barcelona

by 21

Expo Smart City Barcelona

Barcelona é uma das cidades mais fascinantes e cosmopolitas da Europa. Tem vindo a ser feita na cidade uma reforma no urbanismo, na economia e a nível social, para dotar Barcelona de um ambiente de alta qualidade de vida para viver e trabalhar. Não é de estranhar que a cidade anualmente promova uma expo sobre Smart Cities.

Na Expo2014, em paralelo decorrem com a exposição de produtos e serviços, uma série de workshops e conferências sobre os mais diversos temas relacionados com as cidades e na qual participam nomes de referência mundial nos temas.

Em relação ao ano passado onde também se esteve presente, esta expo pareceu mais interessante, não obstante a maioria das empresas serem multinacionais com aplicações fantásticas mas proprietárias.

Nos workhops, foi interessante ver a partilha de conhecimento, códigos e tentativa de normalização que já existem entre muitas cidades. As aplicações em big data são uma constante nas Smart Cities e fiquei contente por ver várias referências a projectos feitos na cidade de Lisboa (p.e. Helsínquia está a usar um spot desenvolvido por Lisboa). Esta partilha traz benefícios, porque escala o número de pessoas que vão aceder reduzindo os custos. Penso que as cidades devem colaborar como as empresas já colaboram. Um ponto importante é que normalmente só partilhamos os sucessos, no entanto aprende-se mais partilhando os fracassos que partilhando as melhores práticas.

Quando estamos a trabalhar num projecto de Smart City, alguém noutro ponto do mundo, também está a fazer um trabalho idêntico ao nosso, ou parte de um trabalho. Não devemos fazer o mesmo erro que outras cidades já fizeram. Juntos aprendemos e por isso devemos colaborar. Não esquecer que tudo o que fazemos é para as pessoas, e só em conjunto faremos um mundo realmente melhor.

voltar