background-image
voltar

25 Novembro 2015

Smart City Expo Barcelona

by 22

Smart City Expo Barcelona

Reconhecida pela sua história e pelo seu encanto, Barcelona destaca-se mundialmente por ser uma das mais cosmopolitas e avançadas cidades da Europa e onde se têm vindo a desenvolver várias reformas nas áreas do urbanismo, da economia e da sociedade, que permitam aumentar o nível de qualidade de vida, pessoal e profissional, da área metropolitana.

Exatamente por se destacar como uma das referências no que toca ao smart living, Barcelona recebe todos os anos a Smart City Expo, um congresso mundial que reúne várias personalidades da área e que tem como objetivo proporcionar aos seus visitantes várias experiências, desde a troca de ideias, experiências e conhecimentos, às possibilidades de negócios e parcerias.

Em simultâneo à exposição de produtos e serviços, há uma série de workshops e conferências onde se estudam e debatem diversos temas relacionados com a área, desde as cidades inteligentes ao aproveitamento de potencialidades do mundo rural.

Apesar de neste ano a aprendizagem não ter sido tão interessante como em anos anteriores, há várias ideias que devem ficar registadas. O futuro encontra-se claramente na internet of things e na ligação e aproveitamento dos dispositivos já existentes, por parte das populações.

De facto, nenhuma tecnologia é totalmente interessante se não for usada em prol da sociedade e das pessoas que a formam e complementam. Ao longo de séculos o conceito de cidade foi-se alterando imenso e o seu espaço físico aumentou de forma exponencial, tendo essa evolução sido acompanhada pelo avanço constante de qualquer tipo de nova tecnologia. Mas o paradigma sempre existiu, a tecnologia por si só não é o mais importante, é necessário que as pessoas percebam essa mesma tecnologia, que saibam quais as suas vantagens e desvantagens de modo a tirar o máximo de proveito para si, de modo a que ela, a tecnologia, possa sempre servir o seu propósito: a sociedade.

voltar