background-image
voltar

11 Julho 2014

Internet das Coisas

by 25

O conceito de Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) – ou Internet do Futuro – tem por base a visão de que inúmeros objetos físicos se podem ligar à Internet e comunicar com sistemas e com outros objetos. Este conceito simples encerra em si mesmo diversos desafios nomeadamente a interoperabilidade semântica, a gestão de serviços e o enorme volume de dados potencialmente produzidos.

Este desafio tem levado a inúmeras abordagens ao nível das plataformas de serviços e das arquiteturas e tem sido objeto de inúmeros projetos de investigação. Não podemos deixar de destacar os projetos no âmbito da FI-PPP, nomeadamente o FI-WARE ou o Open IoT, atualmente em curso.

Focando nas soluções, os projetos procuram normalmente resolver falhas ao nível do middleware para comunicação com sensores/atuadores e com redes de sensores, no desenvolvimento de ontologias ou outros modelos semânticos que permitam a representação e comunicação com os objetos, nas técnicas de Open Data (nomeadamente de Open Linked Data) e nos problemas relacionados com o armazenamento, o processamento de grandes volumes de informação, em especial, em tempo real.

voltar