background-image
voltar

5 Novembro 2014

PDM-IE: Plano Diretor Municipal de Iluminação Exterior

by 24

O PDM-IE é um documento normativo que visa dotar o Município de Águeda de estratégias de iluminação das vias públicas de um modo eficaz e eficiente. Para isso, o PDM-IE contempla diversos estudos no que diz respeito à hierarquia viária, usos dos solos, cadastro de iluminação, entre outros, por forma a compreender as diferentes necessidades de iluminação do Município para que esta se adeqúe às mesmas.

Em tempos, a iluminação era feita de um modo homogéneo para as diferentes zonas do Município sendo esta insuficiente em alguns casos e excessiva noutros. Para além deste facto, nunca antes fora considerada a possibilidade de atribuir diferentes valores de iluminação para as alturas de menor, ou nenhum movimento, fazendo com que os gastos na iluminação pública fossem avultados.

Para além do fator da eficiência, o PDM-IE motiva ainda a criação de diferentes ambientes luminosos de acordo com as zonas onde estes são aplicados, por forma a conseguir dar vida ao município no período noturno, promovendo uma maior atratividade de zonas históricas, culturais ou comerciais, dando hipótese a um crescimento económico às atividades comerciais que ocorram no período noturno.

O PDM-IE é assim um documento centrado na sustentabilidade energética, visando um correto dimensionamento da iluminação noturna, promovendo uma evolução responsável e eficaz.

voltar